Perfumaria, Moda e Arte

22 de março de 2022

Quem ama perfumaria certamente ama moda, que também é apaixonado por arte e tudo que está relacionado com esse incrível universo criativo. O nosso olhar é chamado por tudo aquilo que é belo, diferente e incrível. Tudo está relacionado.

Esse ano tive a felicidade de ver a exposição de Yves Saint Laurent, Yves Saint Laurent in Museums, no Centre Pompidou em Paris. Um artista incrível reconhecido por entender profundamente as mudanças do século XX de uma forma artística mesclando moda, arte e perfumaria, além de uma personalidade marcante e singular.

Outra exposição imperdível é a de Thierry Mugler, Couturissime que está no Musée Des Arts Décoratifs, também em Paris. Nela, podemos observar o caráter único desse grande artista, cujo universo fascinante nos presenteou com suas múltiplas colaborações para alta costura, entretenimento, cinema e música, além de obviamente uma perfumaria revolucionária e distinta.

E aqui, me permitam compartilhar um documentário lindo de Christian Dior, para quem ainda não assistiu, não está em nenhum serviço de streaming. Estava disponível no avião na volta de Paris e encontrei-o nesse link, que segue na sequência.

Toda uma vida dedicada para a arte, a descoberta como grande estilista e as inspirações incríveis que fazem parte até hoje da assinatura da Maison Dior. É incrível que após tantos Diretores Criativos a marca mantenha uma assinatura do seu criador, que é de feminilidade e sofisticação. Suas cores favoritas – cinza e rosa – ainda permanecem, dentro de inúmeras releituras, bem como os florais que tanto amava. E esses florais, figuraram as notas e acordes de seus primeiros perfumes e até hoje podemos ver nas fragrâncias mais atuais.

De onde vinha tanta criatividade? Claramente um excelente executivo, mas um gênio que conseguiu transformar as flores do jardim da sua infância em Granville em vestidos, em arte e perfumaria. Do jardim florido, as encostas da Normandia, da memória afetiva que ele criou e pasmem, quando se sentia sem inspiração, era para lá que ele corria.

Uma marca que acompanha as mudanças das gerações de mulheres apaixonadas pela sua assinatura, porém mantendo-se fiel a sua criação e herança.

Espero que gostem do documentário. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *